MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

15 anos

Departamento de Computação - DECOM

CEFET-MG

História

Última modificação: Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

2006

O Departamento de Computação do CEFET-MG (DECOM) foi fundado em 13 de outubro de 2006, com 15 funcionários docentes vindos da Coordenação de Informática Industrial, do Departamento de Engenharia Elétrica e do Departamento Acadêmico de Disciplinas Básicas. O DECOM passa a ser responsável pela oferta do curso técnico de Informática Industrial e pelo então recém criado curso de Engenharia de Computação. O Prof. Henrique Borges, um dos responsáveis pela criação do DECOM e primeiro chefe interino do departamento, descreve o contexto de criação do departamento.

2007

Em 2017, tem início o curso de Engenharia de Computação. O Prof. Flávio Luís Cardeal Pádua, primeiro coordenador do curso, fala dos desafios da implantação do curso e da relevância dele para a instituição e para a sociedade.

2009

Acompanhando os constantes desenvolvimento de tecnologias computacionais e de sistemas de informação, o curso técnico de Informática Industrial passa por alteração nas grades curriculares em 2009 e se desdobra em dois: Informática e Redes de Computadores. O Prof. Adelson de Paula Silva, coordenador do curso técnico naquele período, explica essas mudanças.

2010

Em 2010, o DECOM ganha sua casa com a inauguração do Prédio 17, onde funcionam a administração do departamento, dos cursos, laboratórios de pesquisa e gabinetes dos docentes do departamento.

2012

A primeira turma de Engenharia de Computação se forma em 2012. Naquele ano também o curso foi reconhecido pelo MEC, tendo obtido conceito máximo no seu reconhecimento.

2016

Em 2016, o DECOM comemora 10 anos.

2021

DECOM chega aos 15 anos de vida com um crescimento exponencial. Hoje somos 40 professores efetivos e 3 Técnicos administrativos. Temos um curso de Engenharia de Computação com 462 alunos matriculados, um curso Técnico de Informática com 102 alunos e um curso Técnico de Redes de Computadores com 104 alunos. A Profª. Kecia Aline Marques Ferreira descreve como foi desafiadora, porém gratificante, esta caminhada.